1238721_509225582489204_1407738148_n (2)

 

O que é?

Significado

Onde fica?

Na rua da Serra, Praia de Redonda, Icapuí - Ceará, entre o colégio Horizonte da Cidadania e o cemitério, em frente a hospedaria Casa da Kristina, embaixo da Pousada Brilho do Mar.

O que tem lá?
Tem uma sala de 25 m² com a mesa de pingpong, outra também de 25 m² com a biblioteca e um banheiro. Além de pingpong tem outros jogos de mesa como xadrez, dama e dominó.

Quando está aberta?
Sextas feiras e Domingos, das 15:00 às 17:00 h.

041Na Biblioteca ainda não tem o livro “As Mil e Uma Noites”, mas tem um pouco mais do que Mil e Um Livros. Não tem tudo, mas tem um pouco de tudo, todos os livros doados por várias pessoas que apostam na ideia da Bibliopong e querem bem a Redonda. Tem uma boa mistura de livros antigos, modernos e novos. Tem livros para crianças e jovens. Para adultos não tem só romances e poesias, tem também vários assuntos específicos como: pesca e agricultura, religião e história, autoajuda e psicologia, arte e culinária, direitos humanos e muito mais! Tem até alguns livros sobre Icapuí! Tem livros em outras línguas: inglês, espanhol e francês, entre eles uma rara coleção dos anos rebeldes (décadas 1960-70), de historia da arte e história em geral. E tem um monte de revistas de vários assuntos.
Se você está procurando algo mais do que o seu cotidiano normal oferece – por prazer ou para estudos, ou para estudos com prazer – tem uma grande seleção, suficiente e de boa qualidade, para cada pessoa achar alguma coisa que lhe interesse e agrade. Se você está procurando respostas para perguntas existências da vida em geral ou “só” está querendo uma leitura cativante sobre pessoas em outros tempos e ambientes, aqui tem tudo isso!
IMG_20131004_162815 (3)Aqui você encontra livros engraçados e educativos para ler junto com os seus filhos pequenos, e as crianças maiores podem chegar, escolher e ler de acordo com o seu gosto.  Na biblioteca também tem espaço para grupos pequenos se encontrarem em volta de algum assunto, que o grupo mesmo decide, pode ser só um círculo de leitura, quando cada um escolhe um livro e conta para os outros, ou em volta de algum assunto especifico, pode ser estudar inglês, plantação de caju, turismo sustentável etc. Também é possível grupos programarem aulas de violão, de alfabetização e outras. Já temos aulas de biodança. Tem lugar para grupos com até dez pessoas por vez, mas o dia tem muitas horas e a semana mais ainda, então tem lugar para muitos grupos.

014É para quem?  É para todo mundo, não só para crianças e jovens, estudantes e professores, também é para donas de casa e pescadores, agricultores e comerciantes, qualquer pessoa, também turistas, com vontade de ampliar os horizontes, através de livros e/ou jogar um pingpong para sacudir o esqueleto!

Paga alguma coisa?  Não, tudo isto é de GRAÇA. Só precisa um pouco de bom comportamento, disciplina e cuidado para pegar livros emprestados. Para isto só precisa vir e fazer o seu cadastro na biblioteca.

009MAS para tudo isto poder funcionar bem, com muitas horas abertas para o público, precisamos de GENTE! Pessoas que, voluntariamente e com boa vontade, cientes das responsabilidades diante da comunidade queiram assumir este desafio de colaborar.  A ideia é dupla de pessoas com, no mínimo, duas horas fixas por semana, mantendo a Bibliopong aberta e limpa, agradável e educativa. Podem jogar pingpong, fazer deveres, conhecer os livros que tem, ou ler histórias para as crianças e ajudá-las com os seus deveres. Ou inventar outra coisa adequada para o lugar conforme as próprias iniciativas.

Uma biblioteca ou a Bibliopong não tem como dar lucro econômico para ninguém.  O que pretende é dar oportunidades de conhecimentos, cultura e lazer para a comunidade de Redonda.

 

Como a Bibliopong é mantida? Com o esforço e a solidariedade de pessoas, que querem bem a Redonda, a Bibliopong está avançando passo por passo.

Quem apoiou e ajudou até agora?  A Bibliopong se realizou, desde o início, em agosto 2012 até as condições atuais, graças as contribuições de muita gente: Abisage Cristina da Silva, Alex Junior Coelho, Ana Cançado, Anete Morel, Aparecida de Alcântara (Associação Caiçara), Bênia Quesia da Silva, Betânia Torres, Biblioteca Pública Municipal de Icapuí, Carmen Paula de Menezes, Cida Fernandez, Davi Aires da Silva, Deborah Pimenta, Domingos Sávio - Salvinho, Eleneusa Cruz (Secretaria Estadual de Educação do Ceará), Eliane Terra, Emilio Konrath, Érica Verçosa, Sileuda da Silva e a Escola Horizonte da Cidadania em Redonda, Fátima Cançado, Fátima Soares, Geraldo Menezes, Gilvânia da Silva Queiroz, Gisela de Hollanda, Hamilton da Silva Costa, Iago da Silva Cruz, Instituto Nordeste Cidadania - INEC, Jakeline Aires da Silva, Jemima Silvestre, Jeniffer Assunção, José Aírton, José Rodrigues Neto, Juciane da Silva, Kristina de Hollanda, Lericha da Silva Costa, Marcus Junqueira,  Mari Cecilia Silvestre, Maria Luisa Tassi, Mario Mamede, Netinha Braga, Norma Navegantes da Silva, Renato Braga, Ricardo Arruda, Ricardo Diogo, Rita Vânia (Cagece Fortaleza), Ronaldo Roldão (Secretaria de Educação e Cultura de Icapuí), Sindicato dos Pescadores Artesanais, Trabalhadores da Pesca e Marisqueiras de Icapuí, Soraya Holanda e Túlio Muniz, dos quais Abisage, Cida, Jeniffer, Junior, Kristina, Mari, Maria Luisa, Neto, Norma e Paula estão formando a equipe ativa atual.

Venha conhcer

 

033 (3) Contribuições em forma de participação, livros, jogos educativos e/ou dinheiro são sempre bem vindos.        

Você sabia que, conforme a IN SRF nº 86/94  é possível deduzir 6% do seu IR para a Bibliopong? 
Fale com Salvinho (savioicapui@gmail.com).

 

 

 

 

 

 

Para mais informações:

https://www.facebook.com/bibliopong

Kristina de Hollanda

info@casadakristina.com.br

tel: (88) 3432-3010

Redonda out/nov 2013

Casa AmarelaAmarela

Casa Azul Casa RosaCasa Rosa