Praia de Redonda

A praia de Redonda fica na latitude 4° sul e 37° longitude oeste no Nordeste do Brasil, litoral leste do Ceará, no município de Icapuí, a 50 km de Aracati e 200 km de Fortaleza.
Para Mossoró no Rio Grande do Norte são 80 km e para Natal 350 km de distância.
Ambos, Fortaleza e Natal, têm vôos diretos para Europa.

Neste litoral quase sempre tem muito sol e pouca chuva, a temperatura mais ou menos 30° C, com uma brisa morna e constante do Atlântico. O município de Icapuí tem 64 km de praia lisa e bonita, beirada por dunas, falésias e pedras multicoloridas com algumas grutas.

O município de Icapuí tornou-se independente de Aracati em 1985. As principais fontes de renda são a pesca de lagosta, colheita de caju e coco, e extração de sal. Até 2004 o município foi administrado pelo PT, que logo desde início deu ênfase à saúde e  educação.

Redonda, que fica uns 20 km norte da sede municipal, Icapuí, é uma praia de pesca com quase 4000 habitantes, que desde 1960 vivem da pesca artesanal de lagosta. Infelizmente há alguns anos a lagosta está em extinção, o que tem causado uma crise econômico e social demorada.
Durante a época de reprodução da lagosta de janeiro até abril a pesca está proibida, e os pescadores recebem um salário mínimo por mês de seguro-desemprego, o que é nada suficiente, nem para a reprodução da lagosta, nem para o sustento dos pescadores. Ultimamente aumentaram o chamado paradeiro para até seis meses, de dezembro até maio.

As autoridades fazem pesquisas e tem várias especulações sobre quais atitudes precisam ser tomadas, enquanto a pesca ilegal continua sem muita fiscalização e a redução da lagosta está cada ano maior. Os próprios pescadores tentam manter os pescadores ilegais longe das águas e dos manzuás deles, e já prenderam e até queimaram vários embarcações pescando ilegal.

Apesar disto, em cada ano, quando a pesca recomeça, uns doze mil manzuás são colocadas no mar com esperanças teimosas de dar os mesmos lucros de antigamente. E as duas centenas de botes artesanais, que estão boiando nas ondas da baia, ainda saem de madrugada para recolher os manzuás – espécie de cesta artesanal para a captura da lagosta.

Nestas águas ainda tem uma grande variedade de peixes, camarão e outros crustáceos, porém em quantidade insuficiente para ser alternativa à pesca da lagosta. Também têm peixe-boi e aruanã – espécie de tartaruga da região - ambos protegidos.

Por causa disso o povo de Redonda, apesar da falta de capacitação e infra-estrutura, devagar começa se abrir para receber turistas. Isso significa que os nossos hospedes ainda podem desfrutar das praias quase sem ninguém, para tomar banho nas ondas calmas, caminhar e jogar bola. Na maré baixa formam-se pequenas piscinas de água morna, que são excelentes para se deitar e deixar os corpos rígidos e estressados relaxar. Também podemos oferecer massagem da Sidnéia, massagista formada. Se querem mais emoção podem fazer um passeio de bote com ou sem mergulho, e até sair com um pecador um dia de pesca.  Também tem como fazer passeio de buggy pelas praias, conhecer o sertão ou as salinas, e tomar umas cervejas geladas embaixo das sombras dos cajueiros ou na beira de um rio.

Em Redonda e nas praias vizinhas Ponta Grossa e Peroba, tem uma dúzia de pousadas, restaurantes e bares. Nos fins de semanas tem clubes para dançar.
Aqui tem Posto de Saúde com médico e dentista (as vezes), igrejas, alguns mercadinhos, padaria, internet e um pequeno comércio de artesanato vendido diretamente pelos produtores.

Em Icapuí  tem uma agência de Banco do Brasil, correio, hospital, farmácia, igrejas, delegacia, internet e uma oferta um pouco maior de mercados e lojas.
Em Aracati, tem um comércio maior e mais diversificado, além do acesso à rodoviária interestadual.
Em Canoa Quebrada, famosa praia de turismo, 50 km de Redonda e 10 km de Aracati, têm muitas pousadas, restaurantes e bares, shopping e vários clubes para dançar, para quem está procurando uma alternativa mais agitada ao sossego de Redonda.

Como meio de transportes para Icapuí e Aracati funcionam, menos nos domingos, alguns topics, ou táxis coletivos.

Visite o site da Prefeitura: www.icapui.ce.gov.br

A nossa alternativa para o turismo

Como uma alternativa ao turismo convencional de massa, com seus lados negativos da prostituição, drogas e especulações, queremos fazer nossa propaganda por um turismo mais calmo e responsável.
Redonda é um lugar excelente para pessoas que querem se retirar para um ambiente tranqüilo, longe da vida do cotidiano, do trânsito, do escritório e da universidade, longe da vida barulhenta e estressada da cidade, para poder se concentrar e cuidar de si mesmo, relaxar, mas talvez também poder estudar e trabalhar com assuntos que tem a ver com o desenvolvimento do meio ambiente e da humanidade, da natureza e do corpo, da saúde mental e da alma, do local ao global, do pessoal ao social. Com ou sem Redonda como exemplo.
Por que justamente aqui em Redonda você pode combinar o seu trabalho com um estimulante lazer também calmo e seguro, saudável e barato.
Uma parte importante desta idéia é estimular turistas e nativos para uma troca de culturas de um jeito amigável e respeitoso, para as pessoas aprenderem e conhecerem um pouco das vidas dos outros para o enriquecimento de todos.

Saiba mais sobre os eventos atuais do município no:
Site Oficial da Prefeitura Municipal de Icapuí